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Projeto Águas da Mantiqueira: Pedagogia e Lugar

No dia 2 de dezembro, foi realizado um evento de conclusão do Projeto “Eu, a Natureza e o Lugar onde Vivo”, trabalho de releitura do Almanaque de Santo Antônio do Pinhal que reúne informações do Projeto Águas da Mantiqueira sobre a biodiversidade da Mata Atlântica e sua direta relação com a disponibilidade da água, a regulação do clima, o planejamento territorial e o desenvolvimento econômico sustentável para o bem-estar social dos pinhalenses.

Durante o ano de 2021, a Profa. Maria Eliane Venâncio coordenou o projeto pedagógico em parceria com as professoras Aparecida Rosa Cardoso Faria, Ana Maria Braga dos Santos, Maria Letícia Moliterno, Rosemeire Ferreira de Brito e a estagiária Giovana Aparecida Rodrigues na Escola Municipal José da Fonseca Braga, na área rural de Santo Antônio do Pinhal, SP. Juntas, as docentes desenvolveram releituras do Almanaque, utilizando as informações inéditas e locais de biodiversidade e recursos naturais em uma linguagem pedagógica, de acordo a faixa etária de cada turma, com o olhar para o visitante desta cordilheira e as práticas de ecoturismo da região.

No encontro de encerramento, a autora do Almanaque, Sueli A. Nicolau, representando a Fundação Toyota do Brasil & Fundepag e integrante do Projeto Águas da Mantiqueira, entregou aos alunos certificados de participação e mudas de araçá (Psidium cattleyanum), e às professoras terrários montado com espécies herbáceas nativas oriundas de uma parceria com o viveiro do NR Acampamentos. “Demos a eles um exemplar da biodiversidade para cuidarem e aprenderem por si o crescimento de uma espécie nativa por meio de observações e registros de sua biologia como o período de florada, frutificação, visitantes florais e dispersores “, conta Sueli Nicolau.

Conhecendo a biodiversidade de Santo Antônio do Pinhal: um processo contínuo

Desde 2019, o Almanaque de Santo Antônio do Pinhal tem sido utilizado como base de projetos educacionais da professora Maria Eliane, que iniciou o trabalho com alunos de 4º e 5º ano em 2020, e fez uma releitura do material original, adaptando a linguagem aos alunos 2º e 3º ano. Já em 2021, com o apoio das professoras Aparecida Rosa, Ana Maria, Maria Letícia, Rosemeire e Giovana, o projeto foi aplicado com o desenvolvimento de novas releituras adaptadas para diferentes turmas com ênfase na importância e cuidados para o desenvolvimento do ecoturismo da reunião.

E o trabalho continua em 2022, por meio de práticas de educação ambiental, utilizando o Almanaque como referência para novas adaptações que serão utilizadas em sala de aula. “O projeto é uma necessidade atual para as novas gerações, para que tenhamos um ambiente sustentável, aliado à qualidade de vida, amabilidade e preservação, gerando equilíbrio do planeta com sua biodiversidade”, ressalta a professora Maria Eliane.

Quer conhecer o Almanaque? Clique aqui. 

Sobre o Projeto Águas da Mantiqueira

O Projeto Águas da Mantiqueira é uma parceria entre a Fundação Toyota do Brasil (FTB) e a Fundepag que consiste em um estudo do território para garantir a manutenção dos recursos hídricos, dos serviços ecossistêmicos e da vida em suas mais variadas formas. É um trabalho pioneiro de planejamento territorial para o desenvolvimento econômico e social sustentável dos municípios de Santo Antônio do Pinhal (SP) e dos municípios mineiros de Sapucaí-Mirim e Gonçalves.

A Serra da Mantiqueira foi identificada em um artigo na Revista Científica Science como o 8º ecossistema mais importante do mundo. As florestas, campos naturais e a fauna da maioria das espécies da Mata Atlântica, distribuídas no relevo da cordilheira, permitem a ocorrência de um clima singular e a maior concentração de água mineral em quantidade e qualidade no planeta. Esta cordilheira é a maior província de água mineral do mundo, e tem função essencial para o Sistema Cantareira, em São Paulo, Clique aqui e saiba mais sobre o projeto. 



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