Cases de Sucesso

Projeto Águas da Mantiqueira

Instituição: Fundepag

Pesquisador: José Roberto Manna de Deus e equipe técnica

Cliente/Parceiro: Fundação Toyota do Brasil

Vigência: 12/2016 - 06/2021

Image

Contexto

A Serra da Mantiqueira é reconhecida pela Revista Science como o 8º ecossistema mais importante do mundo. Florestas, campos naturais e a fauna da maioria das espécies da Mata Atlântica, distribuídas no relevo da cordilheira, permitem a ocorrência de um clima singular e a maior concentração de água mineral em quantidade e qualidade no planeta. Esta cordilheira é a maior província de água mineral do mundo, e tem função essencial para o Sistema Cantareira, em São Paulo, que abastece diariamente mais de 5 milhões de pessoas. 

O Projeto Águas da Mantiqueira é uma parceria entre a Fundação Toyota do Brasil e a Fundepag que consiste em um estudo do território para garantir a manutenção dos recursos hídricos, dos serviços ecossistêmicos e da vida em suas mais variadas formas. É um trabalho pioneiro de planejamento territorial para o desenvolvimento econômico e social sustentável dos municípios de Santo Antônio do Pinhal (SP) e Sapucaí-Mirim (MG).

Abordagem

Diagnósticos dos remanescentes de vegetação natural e a fauna de mamíferos, aves, anfíbios, peixes e insetos nas bacias hidrográficas abrangidas. Tais inventários constituirão a base para a elaboração de diretrizes de uso e ocupação do solo, além da  restauração ecológica da paisagem.
As informações coletadas e processadas são transmitidas à população por meio de oficinas mensais.

Image
Image

Solução

Como resultado, a pesquisa poderá determinar o planejamento territorial, respeitando as características ecológicas das áreas naturais, fundamentais para a organização de diretrizes de desenvolvimento socioeconômico que garantam ao mesmo tempo a conservação da biodiversidade local e a continuidade no abastecimento da comunidade e de milhões de pessoas que dependem das águas da Mantiqueira.

Em 2018, a pesquisa do Projeto Águas da Mantiqueira foi entregue ao poder público de Santo Antônio do Pinhal (SP), que com o apoio da equipe técnica está implementando algumas das diretrizes do estudo. Em 2019, a segunda fase, que ainda está em implementação, foi iniciada em Sapucaí-Mirim (MG). Está previsto para a cidade de Gonçalves (MG) a terceira etapa do projeto, com início em 2021.

Vamos construir um case de sucesso juntos?

Faça seu projeto de pesquisa e inovação acontecer! Entre em contato