Projeto Soja Sustentável na Amazônia
Beneficiário: Fundepag
Sub-beneficiários: AgriTIERRA, Alauda Consulting, Imaflora
Duração: Junho de 2025 – Dezembro de 2026
Sobre o Projeto:
A soja é um dos principais vetores de desmatamento e conversão de terras no Brasil. Compromissos multilaterais, como a Moratória da Soja na Amazônia, visam impedir o comércio de soja proveniente de áreas desmatadas, mas isso exige o monitoramento das áreas rurais e a rastreabilidade dos produtos. Tornar a soja brasileira totalmente transparente e rastreável ainda é um desafio, especialmente no que se refere a fornecedores indiretos. Além disso, ainda há falta de incentivos para a regularização ambiental, o reflorestamento e a manutenção dos serviços ecossistêmicos.
Com o apoio do financiamento da JFF, este projeto busca aprimorar a conformidade ambiental e as melhores práticas na produção de soja na Amazônia Brasileira por meio da utilização de um Protocolo de Agricultura Regenerativa Sustentável, baseado nos princípios da Economia Ecológica, como subsídio técnico-operacional para a transição de um modelo agrícola convencional e altamente entrópico para um modelo de agricultura regenerativa e sustentável. A iniciativa atuará com grupos de interesse comunitário para testar um modelo escalável de incentivo à retenção florestal, promoção da rastreabilidade, desenvolvimento de capacidades para práticas sustentáveis e promoção da conexão entre produtores a compradores, apoiando a transição para um cultivo de soja sustentável.
Sobre a Fundepag: A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio é uma fundação brasileira sem fins lucrativos, especializada em projetos de pesquisa, inovação e desenvolvimento sustentável. Com mais de 45 anos de experiência, a Fundepag conecta instituições de pesquisa, indústria e provedores de tecnologia para impulsionar a inovação aberta, cadeias produtivas sustentáveis e o monitoramento ambiental.
Sobre a AgriTIERRA: É uma consultoria britânica que atua na América Latina, com foco na transformação digital e sustentável dos sistemas agroalimentares. Trabalha nos campos de agri-tech, resiliência climática, cadeias produtivas sustentáveis e bioeconomia, com expertise em agricultura digital, análises geoespaciais, práticas regenerativas e modelos de negócios inclusivos. Com base em experiência global e redes regionais sólidas, a AgriTIERRA entrega projetos de alto impacto com governos, empresas do agronegócio, instituições de pesquisa, startups e produtores.
Sobre a Alauda Consulting: É uma consultoria sediada no Reino Unido que presta serviços especializados em todo o mundo sobre commodities de risco de desmatamento, sustentabilidade de sistemas alimentares e análises multifatoriais de pegada nacional.
Sobre o Imaflora: O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola é uma organização da sociedade civil fundada em 1995, focada na promoção do uso responsável dos recursos naturais. Para isso, o Imaflora atua no apoio a cadeias produtivas agrícolas responsáveis e sustentáveis, à socio-bioeconomia, à implementação de estratégias ESG e a políticas públicas relacionadas.
Clique aqui e saiba mais!