Imagem: Projeto Águas da Mantiqueira recebe 5.400 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica

Projeto Águas da Mantiqueira recebe 5.400 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica

Em comemoração ao Dia da Árvore, o Projeto Águas da Mantiqueira recebeu da Toyota do Brasil 5.400 mudas de árvores, todas nativas da região da Serra da Mantiqueira, na Mata Atlântica. A iniciativa é realizada pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio) e tem como objetivo ajudar as comunidades da região da Serra da Mantiqueira a usar de forma consciente e ordenada os recursos hídricos disponíveis.

Foram entregues mudas de Jequitibá Rosa, Paineira e Canela, que começaram a ser plantadas no último sábado, dia 26 de setembro, em Santo Antônio do Pinhal (SP) e em Sapucaí-Mirim (MG), por voluntários da Fundação, da montadora e do Projeto Águas da Mantiqueira no NR Acampamento. Todo o plantio será direcionado ao paisagismo dos espaços urbanos e de estradas vicinais rurais.

O coordenador Técnico do Projeto Águas da Mantiqueira, José Roberto Manna, afirma que o principal impacto com o plantio das mudas é a melhoria de qualidade ambiental, pois são árvores de grande porte que contribuem para a manutenção do clima, umidade e nidificação das aves, além de atraírem a presença de insetos polinizadores e mesmo de mamíferos de pequeno porte. “Cada árvore nativa é um ponto de apoio, um nicho de ocupação para a vida silvestre, além de beneficiar a qualidade de vida das comunidades humanas”, ressalta Manna.

O diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil, Otacílio do Nascimento, reforça a urgente necessidade de atuação conjunta de empresas, instituições e órgãos governamentais para mitigar os prejuízos causados ao meio ambiente. “Estamos vivendo momentos sem precedentes de destruição do meio ambiente. Precisamos urgentemente criar soluções de forma a contribuir para o futuro do planeta, para o nosso futuro”, declara.

A ação de doação e de plantio das mudas está ligada diretamente a três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), da ONU. São eles:

● ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis: Tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis;

● ODS 13: Ação contra a mudança global do clima: Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos;

● ODS 15: Vida terrestre: Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade.

O transporte dos exemplares foi realizado voluntariamente pela empresa Veloce Logística.



Sobre o(a) Autor(a)

Compartilhe este Post