Imagem: Rede API representa avanço no ecossistema de inovação paulista e nacional

Rede API representa avanço no ecossistema de inovação paulista e nacional

Você já ouviu falar sobre a Rede API – Ambientes Paulistas de Inovação? Lançada oficialmente em agosto de 2023, representa um grande avanço para o ecossistema de inovação paulista e nacional.

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico do estado de São Paulo e do Brasil, a Rede une, apoia e articula por meio de ações técnicas, políticas, institucionais e gerenciais, entidades que atuam na criação, no desenvolvimento ou na operação de ambientes de inovação e empreendedorismo, como parques e polos tecnológicos, centros de inovação, distritos tecnológicos, hubs de inovação, incubadoras e aceleradora de startups.

Atualmente a Rede API conta com 29 associados, dentre os quais o Conexão.f, spin-off da Fundepag. A última reunião da Rede ocorreu em Campinas (SP), durante o Inova Trade Show (ITS), evento promovido pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi) e pela Prefeitura Municipal, que este ano se integrou ao Campinas Innovation Week (CIW).

“Discutimos na reunião com membros representantes da Rede, diversos assuntos, envolvendo estratégias e planejamentos para os próximos passos. Posso dizer que, entre os planos, temos um evento de grande proporção e relevância para este ano ainda ou para o próximo. Além disso, estamos aumentando a interação entre os ambientes com projetos e atividades compartilhados, o que fortalece e amplia nossa atuação”, conta o presidente da Fundepag, Álvaro Duarte, que, além de representar a Fundação e o Conexão.f, também atua como diretor de Operações e Logística da Rede API.

Campinas, onde o Conexão.f também está sediado, é o 14º maior município do País e o 3º maior do estado de São Paulo. Segundo uma pesquisa realizada pela Urban Systems, uma das principais consultorias de inteligência de mercado do País, Campinas é considerada a 3ª cidade mais inovadora do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Além do Conexão.f, são associadas à Rede Agência Inova, Centro de Inovação e Incubadora de Bauru, Centro de Inovação Conexão.f – Fundepag, Centro de Inovação de Itapeva, Centro de Inovação e Incubadora de Lins, Centro de Inovação de Presidente Prudente – Inova Prudente, Centro de Inovação da Alta Paulista, Centro de Inovação de Rio Claro – Unesp, CPQD - Parque Tecnológico Campinas, Cietec – Incubadora e Hub de Life Sicence USP/IPEN, Hub Mandic – São Leopoldo Mandic, Hub Mescla – PUC Campinas, Incubadora Aquário de Ideias, Hub Inova HC, Hub Insper, Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Instituto Euvaldi Lodi – IEL, IPT (Centro de Inovação), Parque Tecnológico de Botucatu, Parque Tecnológico de Piracicaba, Parque Tecnológico de Santo André, Parque Tecnológico de São Carlos, Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, Parque Tecnológico de Sorocaba, Parque Tecnológico da Unicamp, Parque Tecnológico de Santos, Supera Parque,  State - Centro de Inovação e Senai UpLab.



Sobre o(a) Autor(a)

Compartilhe este Post