Imagem: O que pesquisa e gastronomia têm em comum?

O que pesquisa e gastronomia têm em comum?

 

A Fundepag – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio, entidade que viabiliza projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no agronegócio e meio ambiente, completa 45 anos de história em outubro. O menu para o evento de comemoração está sendo preparado pelo chef José Meirelles, que assina o cardápio do restaurante Zucco, em São Paulo (SP), com produtos artesanais paulistas, que são fruto de inúmeras pesquisas apoiadas ao longo dos anos pela Fundepag.

Produtos como queijos, charcutaria, frutas, sementes, derivados de cana, arroz, palmitos, batatas, mel, molhos, azeites, doces, vinhos, café, cachaça e gin produzidos por produtores artesanais paulistas serão os ingredientes do menu. “Para mim está sendo uma experiência espetacular desenvolver os pratos com produtos incríveis, os quais nem sempre temos acesso. Estou usando a criatividade para elaborar pratos que proporcionarão sensações realmente diferenciadas nas pessoas. E o que torna tudo isso ainda mais fascinante é saber que esses produtos são resultado do trabalho de muitos pesquisadores que transferem a tecnologia aos produtores”, descreve o chef José Meirelles.

Para a pesquisadora e diretora executiva do Fundepag, Adriana Verdi, unir pesquisa e gastronomia permite ampliar o alcance dos resultados dos trabalhos, dá mais visibilidade aos produtores e promove mais integração da cadeia produtiva. “A parceria com um chef renomado dará mais visibilidade aos produtos artesanais do estado de São Paulo e permitirá às pessoas conhecer a qualidade e diferentes formas de preparo. Além de extremamente saborosos, são produtos típicos de São Paulo que fazem parte do patrimônio histórico e cultural do estado”, salienta Adriana.

“A comemoração dos 45 anos da Fundepag será uma excelente oportunidade de mostrar como o investimento em ciência e inovação tem impacto positivo na vida das pessoas, principalmente proporcionando produtos de qualidade, saborosos e diferenciados”, destaca o diretor presidente da Fundepag, Antônio Álvaro Duarte de Oliveira

 

Sobre a Fundepag

A Fundepag foi criada em 1978, a partir dos esforços de grupos empresariais, representantes da agropecuária, da indústria, do comércio e das finanças para somar esforços do Estado e da iniciativa privada no desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Apoia e executa diversos tipos de projetos, serviços tecnológicos, capacitações e eventos. Além de contar com seu próprio Núcleo de Inovação Tecnológica Fundepag – NIT, expandido para Centro de Inovação Tecnológica - Conexão.f - reconhecido pelo Governo paulista, oferece uma estrutura de apoio administrativo-financeiro, de gestão de pessoas, consultoria jurídica e ferramentas informatizadas, com a qualidade e ética assessoradas pelas ISO 9001:2015 (qualidade), ISO 37301:2017 (compliance) e ISO 37001:2017 (antissuborno).

Atua como facilitadora na aproximação entre instituições de pesquisa e setor produtivo, para favorecimento da inovação. Possui competência técnica e jurídica para atender às iniciativas pública e privada, com ênfase em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Cooperação Científica e Tecnológica, e oferta de produtos proprietários e facilities incomparáveis quanto à qualidade e abrangência.



Sobre o(a) Autor(a)

Compartilhe este Post