Fundepag amplia conexões e identifica oportunidades de cooperação em agenda institucional em Brasília
Fundepag realizou, no final de agosto, uma agenda institucional em Brasília com reuniões no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Os encontros permitiram à Fundação conhecer novas demandas, acompanhar iniciativas em andamento e identificar oportunidades de cooperação em ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento.
A agenda institucional em Brasília aproximou a Fundepag de instituições estratégicas para sua atuação e ampliou o diálogo sobre possibilidades de projetos conjuntos. O Inmet, recentemente integrado ao grupo de instituições apoiadas pela Fundação, esteve entre as instituições visitadas pela equipe.
No Ministério da Pesca e Aquicultura, a equipe se reuniu com a secretária nacional de Aquicultura substituta, Juliana Lopes da Silva. A agenda também incluiu encontro com o diretor da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Thiago Guedes Viana. As reuniões permitiram conhecer desafios e demandas das instituições e discutir possibilidades de cooperação.
A aproximação com a Ceplac ocorre no contexto da atuação da Fundepag como fundação de apoio à instituição, credenciada para apoiar projetos relacionados à pesquisa, inovação, transferência e difusão de tecnologia voltados ao fortalecimento da cacauicultura brasileira.
Representantes da Fundepag
Participaram da agenda o diretor-presidente da Fundepag, Álvaro Duarte; o diretor executivo, Airton Vialta; a gerente de Relações Institucionais e Governamentais, Mayra Silvestre Izar; a gerente de Negócios e Inovação, Flávia Motta; e o gerente de Operações e Controles, Thiago Satiro. Os cargos dos representantes constam na estrutura institucional da Fundação.
"A iniciativa reforça a atuação da Fundepag na articulação entre instituições e na identificação de demandas que possam ser transformadas em projetos estruturados, conectando competências e oportunidades nas áreas de ciência, tecnologia e inovação", disse Duarte.