Imagem: Francisco Maturro assume presidência do Conselho de Administração da Fundepag

Francisco Maturro assume presidência do Conselho de Administração da Fundepag

O empresário Francisco Maturro, que foi secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, assumiu a presidência do Conselho de Administração da Fundepag – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio, entidade que viabiliza projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no agronegócio e meio ambiente.

Com mandato de quatro anos, tomaram posse também no Conselho de Administração o pesquisador do IPA – Instituto de Pesquisas Ambientais, Miguel Luiz Menezes Freitas; a diretora da Faculdade de Análise de Sistemas da PUC-Campinas, Silvia Cristina de Matos Soares; a diretora da Ceplac - Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, Lucimara Chiari e o pesquisador Orlando Melo de Castro, que foi diretor do Departamento de Cadeias Produtivas do MAPA - Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coordenador geral do IAC – Instituto Agronômico e da APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. O Conselho Fiscal da Fundepag passa a contar com novos conselheiros: a vice-diretora do ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos, Gisele Anne Camargo; o Consultor na APTA, José Roberto Vicente e o Diretor de Omnichannel & Canais Digitais do Grupo RD-RaiaDrogasil, Diego Kilian.

De acordo com o Diretor Presidente da Fundepag, Antônio Álvaro Duarte de Oliveira, a entrada dos novos conselheiros vai fortalecer ainda mais a missão da Fundação de gerar valor ao agronegócio e ao meio ambiente e impactar a sociedade em um futuro mais sustentável. “A Fundepag coopera com sete institutos de pesquisa e tecnologia do agronegócio e dois ligados ao meio ambiente e trabalha para impulsionar a pesquisa e a inovação para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Para isso, apostamos na inovação aberta, por meio do nosso Centro de Inovação Tecnológica Conexão.f com clusters de projetos, capacitação e consultorias para aceleração, valoração e materialização de ações que sustentem as dimensões do ESG e acelerem a  transferência de tecnologias e serviços especializados”, destaca Duarte.

“Nesses últimos 45 anos, a Fundepag vem desempenhando um papel fundamental fomentando, financiando e apoiando a pesquisa, com alianças estratégicas de parceiros e da iniciativa privada. Não há outro caminho: são os investimentos em ciência e tecnologia que nos asseguram um futuro promissor e relevante. Temos que trabalhar hoje para aquilo que imaginamos daqui a 10, 20 anos”, aponta o novo presidente do Conselho de Administração da Fundepag, Francisco Maturro. Para ele, as pesquisas caminham na direção da busca por maior produtividade, o que se traduz diretamente em sustentabilidade. “Quanto mais produtividade se tem, mais terras são poupadas. E o Brasil tem um potencial enorme de ser campeão mundial em produtividade e sustentabilidade. Existe muito suor do produtor rural nessa trajetória, mas sobretudo muito trabalho de pesquisa e inovação, tanto do setor público como do privado. A Fundepag exerce um papel importantíssimo nesse cenário ao aproximar o setor privado, orientando as pesquisas de acordo com as demandas do mercado e precisa ser percebida pela sociedade como a grande apoiadora das pesquisas agropecuárias no Brasil”, salienta Maturro.

 

Comemoração dos 45 anos da Fundepag  

A cerimônia de posse dos novos integrantes dos conselhos foi realizada no restaurante Zucco, na capital paulista, liderado pelo Chef José Meirelles, que será o responsável por desenvolver pratos com produtos artesanais paulistas especialmente para a comemoração dos 45 anos da Fundação, em novembro de 2023.

Em 2022, a Fundepag fez a gestão de R$ 55 milhões em inovação, com mais de 400 colaboradores alocados em diversos projetos pelo Brasil, fomentou mais de 290 projetos em parceria com 25 instituições de pesquisas no País e no exterior, atendeu 1.500 clientes e promoveu cerca de 50 eventos de capacitação e transferência de conhecimentos.

 

Sobre a Fundepag

A Fundepag foi criada em 1978, a partir dos esforços de grupos empresariais, representantes da agropecuária, da indústria, do comércio e das finanças para somar esforços do Estado e da iniciativa privada no desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Apoia e executa diversos tipos de projetos, serviços tecnológicos, capacitações e eventos. Além de contar com seu próprio Núcleo de Inovação Tecnológica Fundepag – NIT, expandido para Centro de Inovação Tecnológica - Conexão.f - reconhecido pelo Governo paulista, oferece uma estrutura de apoio administrativo-financeiro, de gestão de pessoas, consultoria jurídica e ferramentas informatizadas, com a qualidade e ética assessoradas pelas ISO 9001:2015 (qualidade), ISO 37301:2017 (compliance) e ISO 37001:2017 (antissuborno).

Atua como facilitadora na aproximação entre instituições de pesquisa e setor produtivo, para favorecimento da inovação. Possui competência técnica e jurídica para atender às iniciativas pública e privada, com ênfase em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Cooperação Científica e Tecnológica, e oferta de produtos proprietários e facilities incomparáveis quanto à qualidade e abrangência.



Sobre o(a) Autor(a)

Compartilhe este Post