Imagem: Em parceria com Ital, IB e CFS, Lab.f oferece mais de 3 mil serviços tecnológicos especializados

Em parceria com Ital, IB e CFS, Lab.f oferece mais de 3 mil serviços tecnológicos especializados

Se você nos acompanha por aqui, já conhece um pouco da Lab.f e como funciona a plataforma. Mas, caso ainda não tenha visto, antes de continuar a leitura, clique aqui e confira!

De forma resumida, a Lab.f é uma plataforma que oferece mais de 3 mil serviços tecnológicos especializados e orçamentos para organizações brasileiras, se consolidando como o primeiro marketplace do País voltado ao tema.  

Seguindo o conceito de inovação aberta e com opções que vão desde alimentos, até embalagens e saúde animal, a plataforma consegue abranger serviços para os mais diversos tipos de negócios de forma prática, acessível e efetiva. 

Atualmente estão disponíveis serviços oferecidos pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), pelo Instituto Biológico (IB) e pela Coordenadoria de Fausa Silvestre (CFS). O plano ainda para este ano é que alguns serviços do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Zootecnia (IZ) também já sejam disponibilizados para consultas e orçamentos. 

 

Ital 
Realizando atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e inovação, os centros de pesquisa do Ital oferecem, na Lab.f, serviços nas áreas de embalagem, transformação, conservação e segurança de alimentos e bebidas.  

O Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea), por exemplo, conta com mais de 700 serviços especializados para embalagens para alimentos, bebidas, produtos de saúde, pigmentos e líquidos, sejam metálicas, plásticas, de vidro, entre outras. Podem ser contratados serviços como análises térmicas, de perfil voláteis, além de gravação de sinais de vibração durante transporte em campo. 

O Centro de Tecnologia de Carnes (CTC), um dos únicos centros de P&D do Brasil com infraestrutura para processamento de produtos em escala piloto e análises físicas, químicas, microbiológicas e sensoriais para todas as etapas de fabricação, disponibiliza na plataforma serviços como relação umidade/proteína, teor de cálcio, pH e índice de gorduras saturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas. Ao todo, são mais de 470 soluções!  

Frutas, hortaliças e laticínios 

Se o assunto for frutas e hortaliças, seja in natura, desidratadas ou em conserva, por exemplo, o Fruthotec é o centro que atua na área de pesquisa e industrialização de produtos de origem vegetal, seus subprodutos e resíduos, focando em análises de ácido ascórbico (vitamina C) por meio do método titulométrico, de açúcares redutores pelo método gravimétrico, análises físico-químicas, entre outros. 

Já o Tecnolat é especializado em produtos lácteos e afins. Entre os aproximadamente 700 serviços disponíveis na Lab.f, é possível contratar o teste qualitativo para a presença de amido em leite, a porcentagem de desnaturação de proteína (WPNI) em leite em pó e fluido, o teor de gordura total e muito mais.  

Pensa que acabou? Ainda não! A plataforma também conta com a expertise do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA), núcleo capacitado para desenvolver pesquisas e projetos de grande interesse nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos, além de prestar assessoria técnico-científica a toda a cadeia produtiva do agro, e o Cereal Chocotec, focado em serviços para amidos, alimentos em pó, balas, bolos, chocolates, drageados, farinhas de cereais e de trigo, pães, entre outros. 

Instituto Biológico 
Com o objetivo de contribuir da melhor forma para o desenvolvimento das produções, na redução de custos e na preservação ambiental, o IB está na Lab.f com soluções voltadas à sanidade animal, sendo elas: identificação de ácaros, doença em animais, carrapato e insetos. 

 

Coordenadoria de Fauna Silvestre
Por meio de um moderno complexo laboratorial, o Centro de Pesquisas Aplicadas à Fauna Silvestre da CFS realiza exames de diagnósticos e pesquisas nas áreas de Análises Clínicas (Hematologia, Bioquímica, Parasitologia e Urinálise), Microbiologia e Biologia Molecular. O Centro atua ainda em Reprodução Animal, padronizando e executando diferentes técnicas, coleta, análise e criopreservação de sêmen de animais silvestres com foco principal em contribuir para a preservação da biodiversidade. Através do Núcleo de Inovação Tecnológica da CFS (NIT-CFS) esses serviços são oferecidos para a comunidade científica, instituições, universidades e outros interessados.

 

Facilidade para usar a plataforma 
Sempre pensando na praticidade e acessibilidade aos serviços oferecidos, a plataforma disponibiliza uma aba de ajuda com vídeos explicativos, mostrando o passo a passo desde o cadastro inicial – o qual a equipe Lab.f oferece todo o suporte necessário -, até o uso de ferramentas mais avançadas. Vale a pena conferir! 

 



Compartilhe este Post