Background

< voltar para índice de cases

ÁGUAS DA MANTIQUEIRA

Cliente: FUNDAÇÃO TOYOTA DO BRASIL

Parceiro Técnico: PESQUISADOR JOSÉ ROBERTO MANNA DE DEUS E EQUIPE 

PROBLEMA

Santo Antonio do Pinhal é um município localizado na Serra da Mantiqueira – “reconhecida pela Revista Science como o 8º ecossistema mais importante do mundo”. O município insere-se em duas Unidades de Conservação: a APA Federal da Serra da Mantiqueira e APA Estadual de Sapucaí-Mirim.
Grande parte das propriedades encontram-se em situação irregular devido à ocupação em relevo íngreme, biodiversidade protegida e legislação. Dessa forma, os recursos hídricos são impactados como resultado da supressão de vegetação natural.

ABORDAGEM

O projeto Águas da Mantiqueira é uma parceria entre a Fundação Toyota do Brasil e a Fundepag, com apoio da Prefeitura de Santo Antônio do Pinhal, a fim de promover uma pesquisa sobre a biodiversidade visando a conservação por meio do planejamento territorial e do desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável do município paulista. Durante 14 meses, 30 pesquisadores estão realizando diagnósticos dos remanescentes de Mata Atlântica, importantes para a manutenção dos recursos hídricos e sua direta influência na sustentabilidade da áreas rurais e urbanas.

SOLUÇÃO

O projeto ainda está em andamento, porém, espera-se que como resultado, a pesquisa possa determinar o planejamento territorial, respeitando as características ecológicas das áreas naturais de Santo Antônio do Pinhal . Isso é fundamental para a organização de diretrizes de desenvolvimento socioeconômico que garantam ao mesmo tempo a conservação da biodiversidade local e a continuidade no abastecimento da comunidade e de milhões de pessoas que dependem das águas da Mantiqueira.



LOCALIZAÇÃO
Rua Dona Germaine Burchard, 409 - 05002-062 - Água Branca - São Paulo - Brasil

CONTATO
Tel.: +55 11 3879 3355
Fax.: +55 11 3879 3360
fundepag@fundepag.br


SIGA-NOS