Imagem: Podcast da Fundepag explora como negócios de impacto transformam desafios sociais e ambientais em soluções concretas

Podcast da Fundepag explora como negócios de impacto transformam desafios sociais e ambientais em soluções concretas

Já está no ar o quinto episódio do podcast ‘Raízes da Inovação’, realizado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag). Disponível no YouTube e no Spotify, o programa discute, ao lado de representantes do setor público, privado e da pesquisa, os negócios de impacto — modelos que articulam sustentabilidade financeira e soluções concretas para desafios sociais e ambientais do Brasil.

Participam da conversa o diretor do departamento de Novas Economias do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Lucas Ramalho Maciel; a diretora do Quintessa, Gabriela Bonotti; e a consultora de Novos Negócios da Fundepag, Lívia Neves; além da jornalista Monaliza Pelicioni, responsável pela mediação.

Podcast da Fundepag explora como negócios de impacto transformam desafios sociais e ambientais em soluções concretas

Para Maciel, os negócios de impacto são empreendimentos que enfrentam desafios sociais ou ambientais sem renunciar à geração de receita. “Movimentam a economia, geram renda, arrecadam impostos, mas, sobretudo, reduzem problemas que sobrecarregam o Estado”, afirma. Ele explica que o Estado se beneficia diretamente ao fomentar esse tipo de modelo. “Um país que apoia empresas que reformam moradias populares ou que conectam doadores de sangue com hospitais está investindo em soluções que melhoram a vida das pessoas e reduzem os custos com políticas públicas”.

Gabriela, que lidera o Quintessa há mais de uma década, acrescenta que esses negócios nascem com o propósito de causar impacto positivo, e isso precisa estar no centro da operação. “Não adianta vender um produto e, em paralelo, doar parte do lucro. O impacto precisa estar integrado ao negócio desde o início. Quando ele cresce, o impacto cresce junto”, explica. Ela também destaca a importância da mensuração. “É preciso medir resultados, ouvir stakeholders e ter compromisso com a sustentabilidade financeira”.

Pela Fundepag, Lívia acompanha de perto o surgimento de negócios que se propõem a resolver questões estruturais nos territórios onde atuam. “Essas iniciativas nascem da inquietação legítima de quem conhece de perto a realidade — pessoas que não se conformam e criam soluções viáveis para mudar o entorno”, afirma. Para ela, esse tipo de empreendedorismo exige preparo e visão estratégica, sendo um desafio, pois além de ter a ideia, é preciso montar uma estrutura sólida, medir o impacto e garantir a sustentabilidade da operação.

Podcast da Fundepag explora como negócios de impacto transformam desafios sociais e ambientais em soluções concretas

O episódio também destaca o papel das políticas públicas. Maciel, que é formulador da Estratégia Nacional de Economia de Impacto, afirma que o avanço depende da articulação entre governo, setor privado e sociedade civil. “Negócios de impacto não substituem o Estado, mas o complementam. Eles ajudam a resolver problemas que o poder público, sozinho, não dá conta de enfrentar”.

Segundo Gabriela, esse ecossistema só se consolida com clareza conceitual e compromisso coletivo. “A Aliança pelos Negócios de Impacto propõe critérios objetivos, como missão explícita, geração de impacto no core business e compromisso com a mensuração. Isso ajuda a dar contorno ao setor e a atrair mais investimento qualificado”.Podcast da Fundepag explora como negócios de impacto transformam desafios sociais e ambientais em soluções concretas

Para Lívia, o reconhecimento do valor dessas iniciativas cresceu especialmente durante a pandemia, quando soluções locais se mostraram fundamentais. “As pessoas que já estavam nos territórios foram as primeiras a agir. Elas tinham legitimidade, conheciam as demandas e conseguiram dar respostas rápidas”.

O podcast ‘Raízes da Inovação’ é uma iniciativa da Fundação para ampliar o debate sobre ciência, tecnologia e desenvolvimento com foco na geração de valor para a sociedade.

 

Sobre a Fundepag

A Fundepag foi criada em 1978, a partir dos esforços de grupos empresariais, representantes da agropecuária, da indústria, do comércio e das finanças para somar esforços do Estado e da iniciativa privada no desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Apoia e executa diversos tipos de projetos, serviços tecnológicos, capacitações e eventos. Além de contar com seu próprio Núcleo de Inovação Tecnológica Fundepag – NIT, expandido para Centro de Inovação Tecnológica - Conexão.f - reconhecido pelo Governo paulista, oferece uma estrutura de apoio administrativo-financeiro, de gestão de pessoas, consultoria jurídica e ferramentas informatizadas, com a qualidade e ética assessoradas pelas ISO 9001:2015 (qualidade), ISO 37301:2017 (compliance) e ISO 37001:2017 (antissuborno).

Mais informações: https://portal.fundepag.br



Sobre o(a) Autor(a)

Compartilhe este Post