Mestrado profissional em Conservação da Fauna Silvestre tem inscrições abertas até 22 de março
Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional gratuito do Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna (PPGCFau). O curso é promovido por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Coordenadoria de Fauna Silvestre (CFS) – vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) – e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag).
Com a grande diversidade de espécies endêmicas e ameaçadas no Brasil, a capacitação de profissionais qualificados se tornou necessária para lidar com questões como a perda de habitat, o tráfico de animais e as mudanças climáticas. “Neste cenário, o Mestrado Profissional proporciona a formação técnica e prática voltada para o desenvolvimento de projetos estratégicos na conservação da fauna, incluindo políticas públicas, manejo e preservação das espécies”, destaca a diretora técnica do Núcleo de Biotecnologia e Diagnóstico Clínico da CFS, membro titular da Comissão de Pós-Graduação do PPGCFau e docente permanente do Programa, Paloma Rocha Arakaki Henriques.
Ao todo, serão disponibilizadas 19 vagas em duas linhas de pesquisa voltadas para diferentes aspectos da conservação da fauna. A primeira, “Biologia da Conservação e Genética da Conservação”, abrange estudos em biologia, fisiologia, saúde, nutrição, ecologia, comportamento e genética, com o objetivo de ampliar o conhecimento e desenvolver tecnologias para a conservação de espécies tanto em seus habitats naturais (in situ) quanto em ambientes controlados (ex situ).
Já a linha “Gestão e Manejo in situ e ex situ” foca no desenvolvimento de ações e estudos voltados para educação ambiental, planejamento e manejo da fauna. O objetivo é aprimorar conhecimentos e tecnologias que contribuam para a conservação das espécies, garantindo a manutenção e recuperação da biodiversidade.
Entre os principais desafios da conservação da fauna estão o desmatamento, a caça ilegal, o tráfico de espécies e a falta de fiscalização e recursos. O Mestrado Profissional busca preparar profissionais com conhecimento em biologia da conservação, monitoramento de espécies e gestão de áreas protegidas, contribuindo para a criação de soluções eficazes para a preservação ambiental. “Ao formar especialistas com visão integrada, o Programa possibilita o desenvolvimento de estratégias inovadoras para mitigar impactos e promover a sustentabilidade”, explica Paloma.
Resultados práticos
Os egressos do PPGCFau podem atuar em diversos setores, como órgãos ambientais, ONGs, consultorias, parques e reservas naturais, além de desenvolver pesquisas acadêmicas e atuar na sustentabilidade corporativa. Entre os estudos já desenvolvidos no programa, destacam-se pesquisas genéticas com Leontopithecus chrysopygus e Alouatta guariba, que contribuíram para programas de manejo populacional, além de projetos de educação ambiental, como a instalação de lombadas e passagens de fauna em áreas críticas do campus Lagoa do Sino da UFSCar, localizado no município de Buri.
Além das oportunidades de formação e pesquisa, o processo seletivo de 2025 traz uma mudança importante em relação ao ano anterior. O Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês) deixou de ser uma etapa obrigatória na seleção. “Agora, apenas os candidatos aprovados e matriculados deverão realizar o exame dentro do primeiro ano do curso. A aprovação na proficiência em inglês segue sendo um requisito para a conclusão do mestrado, sendo aceitos certificados obtidos até cinco anos antes da matrícula”, explica Paloma.
A estrutura do programa também se fortalece por meio da parceria entre a UFSCar e a CFS, garantindo que os alunos tenham contato direto com projetos práticos e experiências de campo. Essa colaboração permite que os profissionais adquiram uma formação mais aplicada, alinhando conhecimentos acadêmicos às necessidades do setor, promovendo a integração entre pesquisadores e gestores ambientais, facilitando a implementação de políticas públicas e ações para a conservação da fauna. Outro pilar fundamental para a viabilização do programa é a participação da Fundepag, que atua na gestão do acordo entre a CFS e a UFSCar, “permitindo que as instituições foquem na execução técnica do projeto”, explica a diretora do Centro de Pesquisas Aplicadas à Fauna Silvestre da CFS e docente colaboradora do Programa, Irys Hany Lima Gonzalez .
As inscrições ficam abertas até 22 de março de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente por meio do formulário eletrônico de inscrição, disponível no site oficial do programa: http://www.ppgcfau.ufscar.br
Sobre a Fundepag
A Fundepag foi criada em 1978, a partir dos esforços de grupos empresariais, representantes da agropecuária, da indústria, do comércio e das finanças para somar esforços do Estado e da iniciativa privada no desenvolvimento de projetos de pesquisa.
Apoia e executa diversos tipos de projetos, serviços tecnológicos, capacitações e eventos. Além de contar com seu próprio Núcleo de Inovação Tecnológica Fundepag – NIT, expandido para Centro de Inovação Tecnológica - Conexão.f - reconhecido pelo Governo paulista, oferece uma estrutura de apoio administrativo-financeiro, de gestão de pessoas, consultoria jurídica e ferramentas informatizadas, com a qualidade e ética assessoradas pelas ISO 9001:2015 (qualidade), ISO 37301:2017 (compliance) e ISO 37001:2017 (antissuborno).
Mais informações: https://portal.fundepag.br
Sobre a CFS
A Coordenadoria de Fauna Silvestre é um órgão da Semil - (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) do Governo do Estado de São Paulo, responsável pela gestão, conservação, manutenção e pesquisa sobre a Fauna Silvestre do Estado de São Paulo. Desde 2018 reconhecida com uma Instituição Científica, tecnológica e de Inovação do Estado de São Paulo (ICTESP), mantém em sua estrutura um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-CFS) para o suporte ao desenvolvimento de pesquisas e serviços técnicos especializados.
Mais informações:
https://semil.sp.gov.br/sma/gestao-fauna/
https://semil.sp.gov.br/sma/pos-graduacao-nit/
LinkedIn: Coordenadoria de Fauna Silvestre - SEMIL: https://br.linkedin.com/company/conservacaofaunasp