Imagem: Com nova plataforma, organizações podem saber seu nível de maturidade em sustentabilidade e ESG e traçar metas para evolução

Com nova plataforma, organizações podem saber seu nível de maturidade em sustentabilidade e ESG e traçar metas para evolução

A 2ª edição do Futurize, evento on-line realizado em 21 de agosto, pela Performa_IT, especializada em transformação digital lean, contou com a participação da líder de Inovação da Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio), Luciana Teixeira, que explicou sobre a nova plataforma que possibilita uma empresa ou instituição identificar, de forma rápida e prática, qual o seu nível de maturidade em sustentabilidade e ESG (Environmental, Social, and Governance, em português Ambiental, Social e Governança), além de saber o que é preciso fazer para evoluir nesses aspectos, com metas claras e um plano personalizado.

No webinar, vários especialistas do mercado falaram sobre as novas tendências em tecnologia e ESG que estão moldando o amanhã, e a plataforma foi apresentada como um case sobre o tema. Para saber mais sobre essa ferramenta, confira este artigo até o final!

 

O que são e para que servem sustentabilidade e ESG? 

Sustentabilidade refere-se ao uso responsável dos recursos naturais para atender às necessidades atuais sem comprometer as gerações futuras. Já a sigla ESG representa os critérios que avaliam o desempenho das empresas nessas áreas. Assim, o ESG analisa o impacto ambiental das operações, a responsabilidade social e a qualidade da governança corporativa. Juntas, essas abordagens visam promover práticas empresariais éticas e responsáveis, contribuindo para um futuro mais equilibrado e justo. Vale ressaltar que a integração das dimensões ESG nos processos empresariais pode levar a uma performance financeira mais robusta, além da redução de riscos, atração de investidores conscientes e melhora na reputação da empresa. 

 

Como saber o nível de sustentabilidade e ESG de uma empresa? 

É possível medir a maturidade de uma organização nos quesitos sustentabilidade e ESG, com a plataforma desenvolvida pela Fundepag, por meio de seu Centro de Inovação Tecnológica, Conexão.f, e em parceria com Performa_IT, CQ Circular Sustentabilidade e RV Agro.

A parceria entre a Performa_IT e a Fundepag permitiu unir a experiência da fundação em projetos socioambientais, com a metodologia e a capacidade de desenvolvimento de produtos digitais da Performa_IT, criando um produto único no mercado, que engloba as boas práticas de ações ESG e sustentabilidade, de forma simples, intuitiva e inovadora, posicionando as empresas para o sucesso, em um cenário cada vez mais regulamentado e consciente.

 

Como foi desenvolvida a nova plataforma de sustentabilidade e ESG?

Desenvolvida utilizando a metodologia de Design Thinking e a partir de preceitos de inovação aberta, a plataforma foi criada levando em consideração as dificuldades de empresas e instituições dos mais variados portes e segmentos, na gestão de sustentabilidade e ESG. Durante o desenvolvimento, foram entrevistados profissionais atuantes na área de ESG e sustentabilidade, identificando desafios como engajamento e cultura organizacional. 

 

De que forma a plataforma de sustentabilidade e ESG está estruturada? 

A plataforma de sustentabilidade e ESG está estruturada sob três pilares:

 

Diagnóstico: 

Permite identificar a maturidade da organização em relação aos critérios ESG, oferecendo uma visão inicial do estágio atual da organização e funcionando como ponto de partida para a gestão de sustentabilidade e ESG.

 

Análise de materialidade: 

Avalia e prioriza os temas mais relevantes que devem ser trabalhados na gestão de sustentabilidade e ESG da organização. A partir desses temas, as instituições criarão suas metas, apresentarão os indicadores e as métricas que devem ser monitoradas. Um dos diferenciais da plataforma é a análise de dupla materialidade, uma abordagem que permite ter uma visão integrada de seus riscos e oportunidades. A materialidade financeira se refere aos aspectos ESG que podem impactar no desempenho financeiro da empresa a longo prazo. E a materialidade de impacto abrange a influência das atividades da organização sobre o meio ambiente, comunidades e sociedade em geral.

 

Metas e planos de ação: 

Esse recurso permite a definição de metas claras e a elaboração de plano personalizado para alcançá-las, possibilitando às equipes acompanharem a evolução, de forma prática, rápida e transparente. Assim, as empresas podem tomar decisões mais assertivas e embasar seus investimentos e ações em uma visão integrada dos principais desafios socioambientais.

 

Quais os diferenciais tecnológicos da plataforma de sustentabilidade e ESG? 

A plataforma pode ser utilizada de forma simples e intuitiva, que permite aos usuários iniciarem seu diagnóstico e planejamento de ações ESG, mesmo sem uma área especialista e sem a necessidade de longos treinamentos. Ela usa análise de dados e ferramentas de visualização para fornecer insights relevantes às organizações.

O sistema é na modalidade SaaS (Software como Serviço), modelo de distribuição de software, por meio do qual as aplicações são hospedadas por um provedor de serviços e os usuários acessam o software por meio de um navegador web. O acesso é inteiramente on-line e responsivo, podendo ser acessado tanto por desktop, quanto por dispositivos móveis, permitindo o acompanhamento das ações da organização de qualquer lugar e por qualquer usuário.

A contratação da plataforma pode ser feita por meio de três planos, cujos preços variam a depender das entregas. Em duas versões dos planos, além da licença de uso da plataforma, as empresas também contarão com consultores especializados em sustentabilidade e ESG.

Para mais informações sobre a Plataforma de Sustentabilidade e ESG, acesse: https://esg.fundepag.br/



Sobre o(a) Autor(a)

Compartilhe este Post