Imagem: Almanaque de Santo Antonio do Pinhal agrega conhecimento a projetos educacionais

Almanaque de Santo Antonio do Pinhal agrega conhecimento a projetos educacionais

O Almanaque de Santo Antônio do Pinhal reúne dados sobre a biodiversidade da Mata Atlântica e sua direta relação com fatores como a disponibilidade da água e a regulação do clima, focando na manutenção da economia e no bem-estar dos pinhalenses.

A importância da biodiversidade na Serra da Mantiqueira foi reconhecida pela Revista Science como o 8º ecossistema mais importante do mundo, envolve benefícios não só a população local.

Escrito por Sueli Antônia Nicolau, uma estudiosa da vegetação da Serra da Mantiqueira, bióloga da conservação e taxonomista botânica, o material, que tem inspirado projetos educacionais, apresenta resultados inéditos das pesquisas desenvolvidas, desde 2017 pela equipe do Projeto Águas da Mantiqueira, uma parceria entre a Fundação Toyota do Brasil e a Fundepag.

Transformação de dentro para fora: Pelo terceiro ano consecutivo, Almanaque é trabalhado em Santo Antonio do Pinhal

Em 2019, a professora Maria Eliane Venâncio, da Escola Municipal José da Fonseca Braga de Santo Antônio do Pinhal, conheceu o material e passou a utilizá-lo em seus projetos educacionais. Na ocasião, a autora realizou uma palestra e a distribuição do Almanaque aos estudantes de 4º e 5º ano, que se dividiram em grupos para leitura e desenvolvimento de diversos formatos de apresentação, como performances teatrais, cartazes, jornais e propagandas.

Em 2020, o conteúdo do Almanaque foi novamente trabalhado junto aos alunos 2º e 3º ano, e para adequar a linguagem, fez uma releitura do conteúdo, criando o Projeto Biodiversidade Pinhalense. Este projeto educativo teve como protagonista o Lambarizinho, que abordou temas relacionados à água, à importância da mata ciliar para a fauna aquática, à vida no solo e cuidados com o lugar onde moram.

Já em 2021, a Profa. Maria Eliane resolveu propagar as informações sobre biodiversidade e a Serra da Mantiqueira, atuando em parceria com as professoras Ana Maria Braga dos Santos, Maria Letícia Moliterno, Rosemeire Ferreira de Brito, Aparecida Rosa Cardoso Faria e Giovana Aparecida Rodrigues, que também lecionam na região. Juntas, as docentes estão desenvolvendo releituras do Almanaque de Santo Antônio do Pinhal, dando ênfase à biodiversidade e recursos naturais, utilizando uma linguagem pedagógica, de acordo a faixa etária de cada turma, com o olhar para o ecoturismo da região. Devido à pandemia de COVID-19, grande parte dos alunos permanece na modalidade de ensino remoto.

Para Maria Eliane, o tema biodiversidade deve ser abordado de forma contínua na educação local: “É importante que os alunos sejam educados para cuidar da ‘casa’ em que eles moram, para valorizar o ambiente em que eles estão. Abordar esse tema é importante para incentivar os jovens a permanecerem no local, amando e conhecendo suas riquezas”, conclui.

Conhecimento para além de Santo Antônio do Pinhal

No ano de 2019, o Almanaque de Santo Antônio do Pinhal também foi base para um projeto interdisciplinar da professora Maria Aparecida dos Santos, em um grande colégio particular na cidade de São Paulo.

Com o projeto “Novos Olhares para o Mundo”, inspirado no tema “Turismo sustentável”, a professora estudou as temáticas do Almanaque junto aos alunos do 3º ano, abordando com destaque a manutenção da água por meio da conservação da biodiversidade, belas paisagens e lazer consciente, por exemplo.

Para introduzir o tema, foi promovida uma videoconferência com a autora Sueli A. Nicolau, e um encontro presencial, através de uma aula magna, com a coordenação da Fundação Toyota do Brasil, que abordou a importância de cada um dos projetos de conservação e sustentabilidade desenvolvidos pela instituição, entre eles, o Águas da Mantiqueira.

Os alunos desenvolveram trabalhos diversos com foco na biodiversidade da Mata Atlântica e Serra da Mantiqueira e, tão motivados pelo tema e descobertas, muitos deles envolveram as famílias nas atividades e visitaram a região para complementar o aprendizado de sala de aula.

Para Maria Aparecida, o trabalho foi muito importante para reforçar nos alunos a consciência de que suas atitudes podem impactar o planeta como um todo. Além disso, a professora considera o projeto como um grande sucesso: “O projeto instigou a curiosidade dos alunos, fazendo com que o aprendizado fosse muito além da sala de aula e pudesse ter um grande impacto na conscientização sobre a importância da preservação da Mata Atlântica, da Serra da Mantiqueira, da água e da vida humana”, explica.

Almanaque de Santo Antonio do Pinhal agrega conhecimento a projetos educacionais

Foto: Maria Eliane Venâncio, Ana Maria Braga dos Santos, Maria Letícia Moliterno, Rosemeire Ferreira de Brito e Maria Aparecida dos Santos.

Sobre o Projeto Águas da Mantiqueira

O Projeto Águas da Mantiqueira é uma parceria entre a Fundação Toyota do Brasil (FTB) e a Fundepag que consiste em um estudo do território para garantir a manutenção dos recursos hídricos, dos serviços ecossistêmicos e da vida em suas mais variadas formas. É um trabalho pioneiro de planejamento territorial para o desenvolvimento econômico e social sustentável dos municípios de Santo Antônio do Pinhal (SP) e dos municípios mineiros de Sapucaí-Mirim e Gonçalves.

A Serra da Mantiqueira é reconhecida pela Revista Science como o 8º ecossistema mais importante do mundo. As florestas, campos naturais e a fauna da maioria das espécies da Mata Atlântica, distribuídas no relevo da cordilheira, permitem a ocorrência de um clima singular e a maior concentração de água mineral em quantidade e qualidade no planeta. Esta cordilheira é a maior província de água mineral do mundo, e tem função essencial para o Sistema Cantareira, em São Paulo, que abastece diariamente mais de 5 milhões de pessoas.


Sobre o(a) Autor(a)

Compartilhe este Post