Cases de Sucesso

Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira da Bacia de Santos (PMAP–BS)

Instituição: Instituto de Pesca, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ)

Pesquisador: Antonio Olinto Avila da Silva – Instituto de Pesca (SP), Jocemar Tomasino Mendonça – Instituto de Pesca (PR) e Francyne Vieira – FIPERJ (RJ)

Cliente/Parceiro: Petrobras – Unidade de operações de exploração e produção da Bacia de Santos – UO-BS.

Vigência: 06/2020 - 10/2020

Image

Contexto

O Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira-Bacia de Santos (PMAP-BS), iniciou-se em razão do processo de licenciamento ambiental das atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural realizada pela Petrobras no polo pré-sal da Bacia de Santos. Neste sentido o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), determinou a realização do monitoramento da atividade pesqueira no litoral dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, resultando na referida condicionante deu origem ao PMAP-BS.

Abordagem

O Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira-Bacia de Santos (PMAP-BS) tem como objetivo realizar, de forma integrada e sistemática, o monitoramento do desembarque pesqueiro e a caracterização socioeconômica e estrutural da pesca nos municípios da área abrangida pelo projeto em localidades de captação e produção de petróleo e gás.

Solução

A execução do referido projeto permitirá a obtenção de informações adequadas e suficientes para se diagnosticar, qualificar e quantificar os impactos decorrentes das eventuais interferências entre as atividades de exploração e produção e a atividade pesqueira, tanto para o cenário atual quanto para cenários futuros, considerando eventuais mudanças de padrões de desenvolvimento.
As informações geradas com a execução do projeto são consolidadas em relatórios técnicos que subsidiam as avaliações de eventuais interferência entre as atividades de E&P e as atividades pesqueiras. Os dados de pesca são divulgados publicamente de forma consolidada por ano, mês, município, aparelho de pesca ou espécie no site institucional na internet e por meio de informes a anuários pesqueiros, também disponíveis no site. Pescadores e armadores que colaboram com o Programa podem solicitar a qualquer momento e gratuitamente Relatórios de Produção Pesqueira de sua atividade.
Esses relatórios, que trazem informações sobre as viagens e as capturas realizadas por um pescador ou embarcação, podem ser utilizados como comprovante da atividade pesqueira do pescador ou da embarcação para diversos fins.

Vamos construir um case de sucesso juntos?

Faça seu projeto de pesquisa e inovação acontecer! Entre em contato