Imagem: FUNDEPAG ANUNCIA ACORDO COM OPAS/OMS

FUNDEPAG ANUNCIA ACORDO COM OPAS/OMS

São Paulo, junho de 2019 – A Fundepag, instituição com mais de 40 anos de atuação especializada na gestão de pesquisas, desenvolvimento tecnológico e inovação, assinou um acordo com a Organização Pan-americana de Saúde, órgão da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), para a implementação de um projeto que visa identificar os fatores ecológicos e antropogênicos associados a transmissão da raiva em primatas.

O estudo será liderado pela pesquisadora Dra. Ivanete Kotait junto à OPAS, Ministério da Saúde e diversas Instituições de Pesquisa. A iniciativa surgiu da falta de conhecimento dessa enfermidade em primatas não-humanos. “Embora a raiva seja uma patologia conhecida e estudada há séculos, o conhecimento limitado nesse grupo de animais diminui a capacidade de predizer os lugares e anos em que possam surgir casos ou epidemias, assim como os fatores que aceleram a transmissão durante períodos de epizootias”, explica Álvaro Duarte, presidente da Fundepag.

O foco do trabalho será animais da fauna, que, apesar de ser endêmica de localidades do nordeste do país, onde foram registrados casos de raiva humana transmitida por primatas, tem sido encontrada em áreas ao sul do Brasil, obtendo um levantamento das regiões onde está ocorrendo a circulação do vírus.

“A ideia é obter um mapa de distribuição dos casos da patologia em primatas no país inteiro, além de avaliar se existe, realmente, a circulação do vírus da raiva em saguis tanto em zonas com registro de casos humanos, quanto em outros estados, com grandes populações desses animais, onde não há casos registrados em pessoas”, finaliza Duarte.

Sobre a Fundepag

A Fundepag tem a missão de potencializar a inovação no agronegócio e meio ambiente. Hoje, além de conectar o mercado de ponta a ponta, a Fundepag aproxima pesquisadores, institutos, hubs de inovação e de novos negócios em expansão ao ecossistema de empreendedorismo, para capturar sinergias e oportunidades para desenvolver inovações que vão de encontro com os desafios e necessidades deste setor. Com atuação nacional, a Fundepag tem hoje como parceiros mais de 48 organizações de ciência e tecnologia e já realizou mais de mil eventos de transferência de conhecimento, 6 mil projetos, além de contar com mais de 2.500 financiadores públicos e privados. Em seu portfólio constam clientes como Basf, Bayer, Danone, Dupont, Internacional Paper, Nestlé, Natura, entre outros.


Sobre o(a) Autor(a)

Compartilhe este Post