Cases de Sucesso

Laboratório de Resíduos de Pesticidas (LRP)

Instituição: Instituto Biológico, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Pesquisador: -

Cliente/Parceiro: -

Vigência: 06/2020 - 06/2020

Image

Contexto

Há mais de 30 anos, o Laboratório de Resíduos de Pesticidas (LRP) vem realizando análises multiresíduos de pesticidas em alimentos de origem vegetal e animal, cobrindo mais de 240 pesticidas, com escopo acreditado pelo INMETRO na Norma NBR ISO/IEC 17025/2017. Esta unidade laboratorial está localizada na sede do Instituto Biológico, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo.

Abordagem

Contando com todo suporte da Fundepag, somente em 2019, foram analisadas mais de 600 amostras cobrindo um total de mais de 140.000 determinações de resíduos de pesticidas, principalmente em matrizes alimentícias para diversos clientes como entrepostos de alimentos, Ministério de Abastecimento e Agricultura, produtores e certificadoras de produtos orgânicos, produtores agrícolas, indústria de alimentos entre outros.

Com profissionais altamente treinados, equipamentos com tecnologia de ponta, o laboratório possui capacidade para determinação de medicamentos veterinários e contaminantes ambientais em alimentos e matrizes ambientais, e está em processo de amplicação de escopo de análises com o aumento dos princípios ativos determinados, incluindo os pesticidas altamente polares, como o glifosato e também drogas veterinárias em matrizes biológicas. Além disso, também realiza análises de abelhas e mel, para a detecção de resíduos de agrotóxicos.

Solução

Primeiro laboratório a implantar metodologia multirresíduos no Brasil;
Primeiro laboratório público do Estado de São Paulo a ser acreditado na norma de qualidade NBR ISO/IEC 17025 há mais de 10 anos.
Primeiro laboratório no Brasil a ser credenciado pelo MAPA para a realização de análise de resíduos de pesticidas em produtos agrícolas destinados ao consumo nacional e à exportação, e também está acreditado pelo Governo do Japão para realizar análises em produtos a serem exportados para esse país.

Vamos construir um case de sucesso juntos?

Faça seu projeto de pesquisa e inovação acontecer! Entre em contato